Faz um tempo que queria fazer um blog, escrever sobre um monte de coisas, mas me faltavam coisas para falar. Mas hoje, motivado pela dor, resolvi dar cabo a esse desejo danado. Espero mesmo que eu não escreva aqui somente sobre as minhas dores, quero mesmo é compartilhar tudo: momentos bons e ruins, sucessos e fracassos, amores e desamores. Enfim... um pouco de tudo.... um pouco de mim.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Um passo para o reconhecimento
Recebi com muita alegria a notícia de que, em 2011, casais homoafetivos, que vivem uma união estável por mais de 5 anos, poderão incluir seus companheiros como dependentes na declaração do imposto de renda.
Isso é um avanço considerável. Aos poucos vemos que vai se delineando no Brasil, mesmo que de forma tardia, o reconhecimento e a legalização civil da união entre casais homoafetivos. Vemos em várias cidades do país pareceres e julgamentos favoráveis. Alguns planos de saúde já aceitam colocar o parceiro como cônjuge, em outros casos é possível transferência dos bens em caso de morte, o IBGE incluiu no senso 2010 a opção de casais gays e agora essa notícia no imposta de renda 2011.
O caminho é árduo e muitos obstáculos precisam ser vencidos. Não é possível que o Brasil vá ficar atrás da Argentina. Está mais do que na hora de reconhecer a união civil entre casais homoafetivos, afinal somos cidadãos como quaisquer outros, pagamos impostos, cumprimos com nossos deveres e obrigações. Nada mais justo que nosso pais nos reconheça e nos ofereça políticas públicas que nos confiram dignidade e por que não dizer reparação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário